Unidades de Tratamento de Ar. Recuperação de Energia.

Foram 3 Tardes Técnicas dedicadas ao tema “Unidades de tratamento de ar. Recuperação de energia”, organizada pela EFRIARC e contando com o apoio da ARFIT e a participação do Eng. Pedro Silva como um dos formadores.

III AdvEng HVACR

A 30 de Maio de 2019 no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (Pólo II da Universidade de Coimbra) o III AdvEngHVAC&R. Este evento teve como destinatários alunos de cursos de Engenharia Mecânica, bem como investigadores e profissionais desenvolvendo actividade nos sectores da climatização e refrigeração.  Os temas foram apresentados por oradores convidados de Instituições de Ensino Superior e Empresas de Portugal e de Espanha.  

V Jornadas do Mestrado em Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial

O evento aconteceu no dia 30 de Abril, nas instalações do Edifício E, no Auditório VÍTOR SANTOS do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Com esta iniciativa, a Direção do MEM pretendeu mostrar às comunidades académica e empresarial a qualidade do curso através da apresentação de alguns dos melhores trabalhos desenvolvidos pelos seus estudantes em empresas do setor. Desta forma, perspetiva-se incrementar os níveis de visibilidade, bem como recolher a opinião de empresas que já colaboram com o MEM/ISEP, assim como de outras que tenham interesse em iniciar uma parceria.

Edifícios e soluções mais eficientes vão ajudar na retoma do mercado de AVAC

O mercado norte-americano de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) está a caminhar para a recuperação, à medida que se nota um reanimar do mercado imobiliário, um maior interesse dos consumidores em equipamentos mais eficientes e verdes e na construção de edifícios que consomem a energia que transformam.

Eficiência Energética nos Equipamentos de Produção Térmica

A Arfit, em parceria com a EFRIARC e a AIPOR, organizou uma Tarde Técnica com o tema “Eficiência Energética nos Equipamentos de Produção Técnica”. Este seminário contou com a presença do Eng. Roberto Bernabei, da Blue Box, que abordou a evolução tecnológica nos últimos anos dos equipamentos de produção térmica, assim como, o seu enquadramento normativo e respectivas classes de eficiência energética, promovendo assim, uma actualização de conhecimentos nesta matéria. O seminário foi certificado pela DGERT.

ECODESIGN e o Sector de AVAC em Portugal

Portugal tem dois meses para cumprir directiva de eficiência. Portugal está entre os onze países da União Europeia (UE) instados pela Comissão a transpor integralmente a directiva relativa à eficiência energética (2012/27/UE), arriscando-se a pagar uma coima se a situação se arrastar para o Tribunal de Justiça da UE. Dois meses é prazo dado por Bruxelas a Portugal para cumprir com as suas obrigações.