Blog

OLD-ARFIT - Marca Presença na Antártida

Brasil investe 100 milhões de dólares na construção da Nova Estação Antártica Comandante Ferraz. Depois da perda da antiga estação num catastrófico incêndio em Fevereiro de 2012, a Marinha Brasileira lançou o concurso para construção de uma nova estação de investigação científica no continente glaciar. O gabinete Brasileiro Estúdio 41 em parceria com o Português AfaConsult projetaram uma estação inovadora preocupando-se com o conforto dos ocupantes assim como com as condições necessárias para as pesquisas científicas.


Nasceu assim deste projeto um edifício sustentável, de fiabilidade com grande responsabilidade ambiental de modo a minimizar os impactos na Natureza. O edifício terá uma eficiência energética de nível superior, pois foi projetado para utilizar sempre o mínimo de recursos energéticos necessários. A nova estação terá uma área aproximadamente de 4,5 mil metros quadrados entre eles 17 laboratórios, enfermaria, áreas comuns, acomodações para 64 pessoas e espaços técnicos.
 

A obra localiza-se na Península de Keller na Ilha do Rei George, a 900 km da Patagónia, e está a ser elaborada por uma empresa chinesa denominada CEIEC – China Electronics Import and Export Coorporation, à qual a empresa Portuguesa Arfit já forneceu uma vasta gama de equipamentos mecânicos de fabrico próprio, assim como de marcas representadas pela mesma. O edifício será climatizado com uma solução Arfit que contempla equipamentos como Unidades de Tratamento de Ar, Ventilo-Convetores, Caixas de Ventilação e ainda mini Chiller para arrefecer água de um aquário. Todos os equipamentos foram fornecidos em versão Plug&Play onde o departamento de Engenharia e Controlo teve um trabalho exaustivo para dar respostas às exigências deste projeto, nomeadamente a conceção do sistema de controlo das unidades de tratamento de ar e o seu comissionamento, que permitirá uma eficaz e eficiente autonomização da instalação e da sua manutenção.

Notícias Relacionadas